quarta-feira, 9 de maio de 2012

CUPCAKES!!!

Ooooi, vim aqui dar uma de metida!
É, é porque eu não sou nenhum padeira, confeiteira nem nada, sou no máximo curiosa, e gosto de tentar as coisas.. Comprei uma forma\\assadeira de cupcakes, mas eles saem muito grandes, e como eu ainda não tenho as coisas de confeitar (saco e bicos) eu ando preferindo fazer os mini cupcakes, da pra fazer na forminha de empadinha ( jogo com 12 - R$11,50 na PROLAR, do lado da Casas Gaúcha Action, aqui em Maringá), com o papel de empadinha mesmo ( R$5,90 - 150 unidades no mercado Fatão na Cerro Azul ). E nessa fornada, eu resolvi colocar uma cobertura que eu achei na net! SUPER FÁCIL, alguns chamam de bicho de pé, mas eu prefiro chamar de ´cobertura rosa!´..

Vamos lá para a receita da massa:
1/2 copo de óleo de soja ( deixa o bolo mais fofo, substituindo a margarina\manteiga!)
2/3 xícara de açúcar ( não coloque mais que isso, se não a massa fica pesada e não cresce!)
3 ovos 
1 col. de essência de baunilha
1 1/2 copo de farinha
1/4 col. de café de sal (ativa o fermento!)
1/4 copo de suco ou leite 
2 col. sobremesa de fermento

Modo de preparo da massa:
Separe as Clara´s das Gemas (não sooooou euuuuuu não, clara do ovo, piadinha infame!!! muaaaaahahha), e bata as clara´s em neve, e deixe elas de lado.. Mas longe do forno que eu já devia ter dito pra ser aceso.. OK? Então com as Clara´s em neve de lado, pegue uma outra tijela (Grande), coloque o óleo, o açúcar, as gemas, a baunilha, o suco\leite (eu usei suco de uva concentrado nessa!), e mexa bem com uma colher de pau, até virar um creme, então adicione a farinha aos poucos, e por último o fermento, esqueci de nada não? Esqueci sim, da pitadinha de sal.. Adicione a pitadinha, mexa bem, e acrescente com movimentos leves, a Clara em neve, aaté a massa ficar homogênea.. 

Aí coloque a massa dentro da forminha de papel, (uma dica, utilize um pegador de sorvetes pra isso, te economiza na sujeira, fui descobrir isso 4 fornadas depois ), que já ta dentro da forma de empadinha ou assadeira de cupcakes (vamos continuar com as fotos, fica mais legal!)
Prontinho para o recheio: Forma + Forminha de Papel!
Coloque a massa até passar um pouquinho da metade da forma...

Asse por 30-40min em fogo médio, até dourar a massa, e desenforme e deixe esfriando.


Eu usei esse utencílio que é de fazer bolinhas com frutas, mas você pode usar uma colher de café para tirar uma tampinha da massa, isso se você quiser rechear né.. Se não, pule essa etapa..

Esse recheio, eu achei na net! Você coloca uma colher de café em cima do bolinho, e como eu não tenho equipamentoss de confeiteito, usei uma faca sem serrinha para espalhar a cobertura.

Nhammy!

Para ficar bonitinho, você pode mergulhar o cupcake com cobertura no coco ralado, ou em confeitos, aí fica da sua escolha!

ó ;D

O rosa fica bem clarinho!




Com e sem Coco

Sobrou uns confeitos, aí utilizei, e deixei 2 sem cobertura pro meu pai que tem alergia a Leite!

Eu esqueci de falar, mas deixe os cupcakes com cobertura LONGE do forno, por que se não a cobertura derrete, e acontece isso! kkkk ela caí!!


E eu esqueci da receita da cobertura né? Sorry!! 


Cobertura:
- 1 pacote de gelatina sem sabor vermelha (pode ser qualquer cor!)

- 1 caixinha de leite condensado
- 2 colheres de açúcar cristal


Mexa em fogo médio até dar ponto de brigadeiro, e só utilize quando estiver morno!! :D


Boa sorte!! Espero que gostemmmmmmmm!


Maria Clara de Melo Costa
krarah@gmail.com
@mariaclaradmelo
www.facebook.com/mariaclaradmelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário